Próstata

A próstata é uma pequena glândula e está localizada entre a bexiga e a pélvis do homem. Sua função é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.

As doenças relacionadas à próstata podem aparecer em qualquer fase da vida, sendo as principais o câncer de próstata, a prostatite e a hiperplasia benigna da próstata.

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Sendo uma das doenças mais frequentes nos homens, a HPB é caracterizada pelo aumento volumétrico da glândula. Tem maior prevalência após os 50 anos e os sintomas são variados, como jato urinário fraco e interrompido, gotejamento pós-miccional e micção noturna frequente. O diagnóstico é feito com exames físicose complementares.

Câncer de próstata

O câncer de próstata começa com pequenas mudanças no tamanho e forma de suas células. Na maioria das vezes, ele possui desenvolvimento lento e, inicialmente, é assintomático, o que torna ainda mais importante os exames periódicos de rastreamento dessa patologia, principalmente em homens com mais de 50 anos (principal fator de risco). As possibilidades terapêuticas são variadas e dependem do estágio em que se encontra a doença.

Por não apresentar sintomas nas fases iniciais, pacientes que possuem histórico familiar - parentes de primeiro grau – têm mais chances de desenvolver a doença e devem ficar mais atentos. Em alguns casos, pode haver ardência ou dor ao urinar, jato fraco da urina e até sangue no esperma.

Prostatite

Infecção causada por bactérias que afetam a próstata. Não há uma idade específica para o aparecimento da doença que causa desde dores e desconfortos na região perineal até dificuldade e ardência ao urinar. Em geral, o tratamento é realizado apenas com a administração de antibióticos.